Quantcast
Channel: Kotaku Brasil » xbox 720
Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

Tudo o que sabemos sobre o próximo Xbox

0
0

A próxima geração do Xbox – o console que deve seguir os passos do ainda popular Xbox 360 — deve rodar vários games ao mesmo tempo, necessitará de instalação dos jogos e só funcionará se uma versão ultra-melhorada do problemático Kinect estiver conectada ao sistema. Tudo isso de acordo com uma fonte que diz ter acesso a uma unidade de desenvolvimento da nova plataforma.

Esses são apenas alguns detalhes sobre o novo console, codinome Durango, através de um contato que diz ter acesso a informações sobre a próxima geração. Nossa fonte também disse ter descolado dois kits de desenvolvimento do Durango.

Descobrimos também sobre como o sistema aparentemente funciona e como será controlar e jogar na noa plataforma – apesar de não termos colocado as mãos em uma unidade ainda. Nossa fonte até mesmo diz que já jogou alguns games do próprio Durango, e ainda descreveu o salto gráfico que a próxima geração parece ter dado em relação ao Xbox 360: é como se você estivesse jogando Halo 2 em um Xbox original e pular para um Crysis rodando em um PC poderoso.

A nossa fonte que trouxe essas novas informações usa o nome de SuperDaE. Ele chamou bastante atenção no ano passado, quando tentou vender um kit de desenvolvimento do Durango no eBay (ele diz que a venda foi barrada pela Microsoft por questões de direitos autorais; pedimos para que a empresa confirmasse essa afirmação e atualizaremos o post caso eles nos respondam de volta). A pessoa que nos informou de tudo isso pode ser um pouco esquisita, mas parece ser muito bem informada. Mais recentemente, o SuperDaE entrou em contato com o Kotaku com novas informações sobre o próximo PlayStation, tudo tirado de um documento de 90 páginas do kit de desenvolvimento da Sony. Ele tinha algumas novidades sobre o próximo Xbox também.

Durango no eBay

Assim como a Sony, a Microsoft se recusa a confirmar que o seu próximo console já está em desenvolvimento e tem pessoas até fazendo jogos para ele. Eles estão focados em vender suas plataformas atuais, sem dar razão para seus consumidores pensarem muito no futuro, não importando quando se esse futuro deve chegar em breve ou não. Por conta disso, as fontes que vieram conversar com o Kotaku nos contaram coisas, como os codinomes do novo Wii, Xbox e PlayStation, diretamente das sombras da indústria sem poder chamar muita a atenção sobre a nova geração de consoles que começou com o Wii U. Portanto, essas fontes podem estar redondamente erradas. As fonte podem também enganar propositalmente. E há grandes chances de todas essas especificações mudarem no produto final. De qualquer forma, o que o SuperDaE nos contou bateu com todos os anúncios e detalhes – como o suposto suporte para Blu-ray no Durango – relacionados às notícias sobre a próxima geração que vieram de fontes realmente provadas.

Nenhum dos detalhes a seguir foram confirmados pela Microsoft. Quando pedimos para a Microsoft confirmar os boatos que ouvimos até então, um representante da empresa afirmou que não poderia comentar rumores e especulações. Perguntamos também sobre o Durango e sobre as afirmações feitas pelo SuperDaE em relação à venda no eBay bloqueada pela Microsoft e, até agora, não ouvimos nada da empresa. Caso eles comentem, vocês serão os primeiros a saber.

***
A informação dada pelo SuperDaE parece vir de documentos feitos para preparar os desenvolvedores de jogos para a próxima geração. Grande parte desses documentos revelam um conceito por trás do Durango: um console extremamente potente que mistura as características de uma plataforma de game poderosa com as expectativas de um sistema multi-task, como os usuários de smartphone e tablet já estão acostumados. Periféricos feitos para o console, como HDs e sensores de Kinect, que antes eram opcionais na última geração, agora são inclusos (e obrigatórios) no novo sistema da Microsoft, de acordo com a informação trazida pelo SuperDaE.

Então, vamos falar sobre tudo o que aprendemos com a nossa fonte, tendo em mente que, apesar de tudo o que vamos falar ser inédito e relevante sobre desenvolvimento do Durango até janeiro de 2013, todas essas informações podem eventualmente mudar. Vale lembra que a probabilidade de mudanças nas especificações técnicas diminui conforme a data de anúncio ainda não oficializada vai chegando. Mas o mais importante: grande parte das especificações técnicas que descrevemos por aqui não são apenas para o kit dos desenvolvedores, mas para o próprio console final feito para o consumidor.

Kinect

Como dissemos no ano passado, a nova versão sensor do Kinect estará incluso no pacote do Durango. O novo modelo parece ser muito superior ao atual, para o Xbox 360 (ou até mesmo para o PC, se você for da turma dos modders).

O mais importante é que o Kinect, dessa vez, não é opcional. É obrigatório. Os consoles não somente vêm com um Kinect, mas ele precisa estar ligado e calibrado para o console funcionar.

Essa exigência se deve à forma em que o novo Kinect é integrado ao Durango; uma vez que todos os consoles obrigatoriamente possuem uma câmera, os desenvolvedores agora podem programar todos os games com isso em mente.

O lance é que o novo Kinect foi feito para sempre estar te observando. A versão modernizada da câmera consegue registrar até seis “esqueletos” individuais na mesma sala ao mesmo tempo. Isso tem implicações claras na forma como jogamos, como permitir que o game sempre saiba quem é a pessoa que está jogando. Mas talvez isso tenha mais a ver com uma patente registrada recentemente pela Microsoft para monitorar e talvez até mesmo cobrar as pessoas baseado no que elas estão assistindo. A documentação fornecida pelo SuperDaE também mencionar uma identificação automática do jogador como função essencial da experiência do jogo.

A câmera melhorou muito em relação a sua versão atual, já que o Kinect do Durango consegue identificar os seus dedões separadamente, determinar se sua mão está aberta ou fechada, e até mesmo sacar qual é a sua expressão facial para tentar descobrir se você está bravo, triste ou empolgado. O novo ângulo de visão da câmera é tão aberto que o novo Kinect não precisa nem mesmo se ajustar para encontrar a melhor visão possível da sua sala.

Para mais detalhes sobre as melhorias do Kinect desde o seu lançamento em 2010, dê uma olhada nos diagramas aqui embaixo.

O próximo Kinect

Supostas especificação técnica do próximo Kinect

Armazenamento e instalações

Uma característica bem confusa de toda a história do Xbox 360, e um dor-de-cabeça constante para os desenvolvedores, era a forma como a Microsoft dividia os compradores dos seus consoles, uma vez que alguns pacotes vinham com um disco rígido e outros não. Isso significa que os jogos não poderiam ser programados para especificamente aproveitarem a instalação no HD.

Essa divisão finalmente sumiu, já que todos os Durangos virão com discos rígidos. O HD tem capacidade para 500Gb, o que normalmente é o suficiente para quem quer guardar mídia no disco. O Durango, no entanto usará o HD na maioria das vezes para guardar jogos, que agora deverão ser instalados no momento em que você insere o disco do jogo pela primeira vez.

Além disso, essa instalação será automática, enquanto você está jogando. Os games do Durango podem ser criados em “sessões”, o que significa que você pode colocar o disco do jogo, e começar a jogar enquanto o resto do game é instalado no seu console. Instalar games deve trazer também melhorias na performance, e já que a instalação ocorre ao fundo, isso também deve eliminar o tempo de espera de atualizações e coisas do tipo – uma das características mais irritantes da geração atual de consoles.

As instalações serão obrigatórias no Durango, uma vez que os jogos não podem acessar informações diretamente do disco.

Mais de um jogo por vez

O Durango poderá rodar mais de um jogo ou aplicativo por vez, de acordo com as informações que passaram para a gente. Se você passou por essa treta com o iPhone ou qualquer ou smartphone, essa novidade não é exatamente algo muito inovador. Mas os consoles estão parados no tempo quando o assunto é rodar diversas funções ao mesmo tempo (como bate-papo por voz entre games, alerta de Conquistas etc.). Em um Xbox 360, até mesmo um app tão simples quanto o Twitter só pode ser usado se o usuário sair antes do jogo que estava curtindo até aquele momento. O Durango deixa isso no passado.

O novo Xbox também tem a função de “suspender” ou “pausar” um jogo em um estado específico, o que na prática, significa que você pode pausar um jogo, mudar para outro, e depois voltar para o primeiro game que estava jogando sem perder nenhuma informação – contato que os desenvolvedores sigam alguns protocolos da Microsoft. Novamente, não é exatamente uma revolução para usuários de qualquer outro gadget, do computador ao telefone (e até mesmo para os donos de portáteis da Sony e da Nintendo), mas é um passo gigante para os consoles.

Controle

O controle do Durango será uma “evolução natural” do controle do Xbox 360, de acordo com as informações do SuperDaE. Apesar de que isso faz parecer que o design dos dois controles seja identico – o que não é um problema, visto a popularidade do controle entre usuários de PC – os antigos manetes do Xbox 360 não irão funcionar com o Durango, já que a Microsoft está usando uma “nova tecnologia sem fio”.

App guia

Para talvez compensar a falta de inovação no controle em si, a Microsoft está pensando em melhorar o seu aplicativo-guia para o Xbox.

Algumas das possibilidades de que fomos informados parecem ser muito mais drásticas do que a versão atual do app. A nova versão utiliza os sensores de movimento dos telefones e tablets, enquanto o Kinect acaba executando ações a altura do controle do Wii U.

A Microsoft diz, “Não há limites para as possibilidades imaginativas dessa nova mídia feita para a entrada de comandos e para aproveitar o espaço da tela”. A única questão é se os desenvolvedores terão uma equipe (e força de vontade) para levar essa plataforma paralela ao máximo.

Especificações técnicas

Apesar de muitos sites, incluindo o Kotaku, terem revelado as partes técnicas do kit de desenvolvimento do Durango, as especificações que você verá aqui são as mesmas das unidades feitas para o consumidor final.

O próximo Xbox terá um hardware feito sob medida, incluindo um CPU de 8 núcleos e 64-bit que roda a 1.6ghz, um processador gráfico de 800mhz para DirectX 11.x e, além disso, vários “blocos customizados de harware” que devem lidar com tarefas individuais específicas, tirando o peso do processamento das costas do CPU principal.

Especulações técnicas

De acordo com gráficos na documentação fornecida pelo SuperDaE, o Durango tem 8GB de memória DDR3, além de um pedaço de memória Flash para tomar conta das funções do sistema. O leitor ótico do disco tem 50GB de tamanho, juntamente com o disco de 500GB, que roda a uma velocidade de 50 MB/sec.

Se você tem uma TV 3D, o Durango é capacitado para mostrar conteúdo tridimensional de áudio e vídeo em 1080p, apesar de depender da boa vontade dos desenvolvedores para poder incluir essa função.

Aqueles que são dependentes de Wi-fi, ou que foram forçados a comprar o caríssimo adaptador externo do Xbox 360 original, ficará feliz em saber que o Durango já vem com Wi-fi embutido (apesar de ter uma porta ethernet para conexões a cabo).

Em termos de áudio, o Durango nas prateleiras das lojas terá saídas HDMI e S/PDIF (ótico), e tem suporte para 7.1 canais.

***
Existe um interesse inerente na nova geração de consoles, e as coisas ficam realmente malucas nas semanas que antecedem o anúncio oficial das plataformas. Tem muita informação sendo jogada por aí: algumas são inventadas, outras são de fontes que conhecemos, outras de que não conhecemos, mas que batem na nossa porta com histórias incríveis para contar.

Ninguém parece que conhece tudo sobre as novas plataformas. O próprio SuperDaE, por exemplo, não pode informar nada sobre o nome ou o visual do console e do controle. Não mencionou também a ideia de que o novo Xbox precisará de conexão constante com a internet, uma informação que recentemente apareceu nas páginas da respeitada revista Edge. (Uma fonte confiável do Kotaku US nos disse que isso é verdade, apesar de que, novamente, os planos podem mudar e a obrigatoriedade da conexão pode ser mais flexível no fim das contas).

Em breve, vazamentos graúdos serão substituídos por anúncios e eventos oficiais. É praticamente garantido que a Sony irá revelar um novo PlayStation no próximo dia 20 de fevereiro em Nova York. É possível que a Microsoft tente estragar o evento com um teaser pré-evento, ou talvez segurem a onde até o máximo que conseguirem – ou simplesmente estejam planejando anunciar algo na E3 2013, em junho.

Por enquanto, aqueles que estão planejando o futuro dos seus consoles acabam ficando apenas com rumores e vazamentos.

Nossas melhores fontes continuam a dizer que o próximo Xbox sairá no fim desse ano. Com as vendas do Xbox 360 ainda em alta, a Microsoft não precisa lançar um novo console, mas com o desenvolvimento já tão avançado e com a sede por inovações tecnológicas desde 2005, o tempo para um novo console da empresa está chegando.

Vamos informando vocês conforme descobrimos novas informações, e tentaremos ser o mais claro possível com cada notícia que recebermos.

O post Tudo o que sabemos sobre o próximo Xbox apareceu primeiro em Kotaku Brasil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 15

Latest Images



Latest Images